Tuesday, December 21, 2010

BIOLOGIA: O Vírus

     Os vírus são formados por uma cápsula de proteína, o capsídeo, composto de vária subuinidades, os capsômeros.
     O capsídeo contém sempre em se interior apenas um dos dois tipos de ácido nucléico - o DNA (ácido desoxirribonucléico) ou o RNA (ácido ribonecléico) -, nunca os dois juntos, como ocorre nos outros seres vívos.
     Os vírus são dez ou cem vezes menores do que as bactérias e muitas espécies são de grande interresse médico, pois causam no homem doenças, as viroses. Dentre elas: gripe, sarampo, herpes, hepatite, resfriado, varíola, catapora, caxumba, rubéola, poliomielite, Aids, raiva, febre amarela e algumas formas de câncer.


O vírus

     Um dos vírus mais estudado é o bacteriófago, que ataca um tipo de bactéria chamada Escherichia coli. O bacteriófago encosta-se à superfície da bactéria, dissolvendo sua parede com enzimas especiais. Em seguida, com uma contação da cauda, injeta seu conteúdo de DNA no interior da bactéria, deixando a cápsula do lado de fora (em alguns vírus, como causador da gripe, a cápsula também penetra nas células, mas é destruída em seu interior, liberando o ácido nucléico).


Bacteriófago
    
     Outra enzima do bacteriófago destrói o material genético da bactéria. Em seguida, o DNA do vírus se multiplica, usando os nucleotídeos do organismo invadido. O DNA do vírus comanda a síntese de RNA, e este comanda a síntese e proteínas que compóe sua cápsula, usando os aminoácidos da bactéria. Os DNA resultantes da multiplicação são envolvidos pelas proteínas, formando novos vírus. Esses vírus libertam-se com a destruíção do micróbio invadido. Cada novo vírus poderá invadir uma nova bactéria. É importante observar que, para sua reprodução, o vírus utiliza todo equipamento metabólico da bactéria, inclusive a energia.

     Os novos vírus são semelhantes ao original e, assim, ficam bem definidas suas propriedades de reprodução e hereditariedade. Como também são capazes de sofrer mutações no ácido nucléico, os vírus podem evoluir.
     É bom lembrar que, quando estão no interior da células vivas, os vírus apresentam certas propriedades dos seres vivos. Fora das células, não possuem essas propriedades e permanecem tão inertes quanto um cristal de moléculas orgânicas. Por isso, dizemos que os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.

Por Jéssica e Mateus

No comments:

Post a Comment